Origem, Apogeu e Declínio do Império Romano


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [1]
Entenda como uma pequena vila que acolhia mercenários de diferentes civilizações antigas tornou-se um dos maiores impérios que o mundo já viu.






No ano 126, qual imperador concluiu a construção de uma grande muralha a mais extensa da história do Império Romano ao norte da Inglaterra?


Adriano.
Nero.
Júlio César.
Trajano.


O que era o mercado de Trajano?


Uma praça de alimentação utilizada pelos soldados romanos durante os treinamentos de biga.
Um edifício de 6 andares dotado de corredores longos e curvos, nos quais havia 150 lojas em que comerciantes vendiam calçados e diferentes produtos de todo o mundo até então conhecido.
Um tipo de shopping center antigo dotado de 150 lojas nas quais eram comercializados ouro, incenso e mirra, além de especiarias provenientes da Rota da Seda, que o viajante Marco Polo percorreu antes de escrever seu famoso diário de viagens.
Um tipo de feira na qual eram comercializados os produtos provenientes da famosa Rota da Seda. O viajante Marco Polo era um frequentador assíduo do local.


O primeiro grande feito da engenharia romana foi:


A Muralha de Adriano, que demarcou as fronteiras de Roma e possibilitou proteger a população durante séculos contra inimigos, o que facilitou o desenvolvimento cultural, arquitetônico, científico e religioso do império.
O Aqueduto, um sistema de distribuição de água que levava água para os cidadão por meio da canalização de fontes provenientes das montanhas, o que possibilitou uma nova cultura urbana na qual os cidadãos podiam usufruir de limpeza e conforto.
A Cloaca Máxima, um sistema de esgoto que funciona até hoje, 2.500 anos após sua construção. Este sistema conduzia os dejetos da população até o rio Tibre. Ele também drenava a área pantanosa entre os vilarejos de Roma. Sua construção possibilitou a passagem de Roma de um grupo de tribos dispersas para uma cultura centralizada e unificada.
O Coliseu, um anfiteatro com capacidade para milhares de pessoas no qual prisioneiros eram assassinados, gladiadores lutavam até a morte e batalhas navais ocorriam após uma inundação sistemática do pátio central. Este monumento possibilitou agregar os cidadãos em torno de jogos mortais, ao vivo, o que deu nova dinâmica à cidade.


Em que ano ocorreu a queda do Império Romano?


446 a.c
476 d.c.
426 a.c.
446 d.c.


Segundo a mais famosa lenda da origem de Roma, assinale a alternativa correta a respeito de sua fundação:


Roma foi fundada por Rômulo e Remo, dois irmãos que haviam sido abandonados por sua mãe biológica quando bebês e criados por uma loba. Posteriormente, Remo foi morto por Rômulo, que deu nome à cidade.
Roma foi fundada por Remo, que era intitulado na época como "o desarmado e perigoso" por ser capaz de destruir um exército sem utilizar uma única arma, mas apenas com um estilo de arte marcial que ele próprio desenvolveu ao longo de 20 anos de sua vida.
Roma foi fundada por Alexandre "o Grande" e Spartacus, dois irmãos que haviam sido abandonados por sua mãe biológica quando bebês e criados por uma loba. Posteriormente, Alexandre foi morto por Spartacus, que deu nome à cidade.
Roma foi fundada por Remo e Rômulo, dois irmãos que haviam sido abandonados por sua mãe biológica quando bebês e criados por uma loba. Posteriormente, Rômulo foi morto por Remo, que deu nome à cidade.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Origem, Apogeu e Declínio do Império Romano e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 14:15:58 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.141.60




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Marcos Lemos Castilho - nota (10) Nota que Marcos Lemos Castilho obteve na avaliação do estudo. - resume:
Após séculos de conquistas e glórias do maior império que o mundo já conheceu, o Império Romano, começou a apresentar sinais de fraqueza por volta do século III. Motivos são vários mais os principais foram o enorme tamanho territorial para administrar, diminuição da entrada de escravos com o fim das guerras, aumento do conflito entre as classes plebeus e patrícios, crescimento do Cristianismo e o aumento da corrupção dentro do próprio império.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....