Os Principais Desafios do Século XXI


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [8]
A filósofa Viviane Mosé discute sobre os principais desafios da sociedade no século XXI.






Segundo Viviane Mosé existem hoje algumas crises estruturais na sociedade, entre elas:


Ambiental e tecnológica.
Crise de Gestão
Econômica e social.
Crise de valores.


A respeito da pensamento filosófico é correto afirmar:


A filosofia é uma sofisticação do conteúdo.
A filosofia é uma sofisticação do pensamento cognitivo.
A filosofia implica pensar o presente e não apenas o passado e futuro.
A filosofia implica pensar apenas passado e futuro.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Os Principais Desafios do Século XXI e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:56:23 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



mirian albino - nota (10) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - resume:
OS desafios da sociedade no século XXI , diz que é possível filosofar sem ser alemão, e o que gera algumas crises estruturais na sociedade é infelizmente a questão ambiental e tecnológica, econômica e social, trazendo um certo desconforto para o pensamento educacional. Alguns pensadores dizem que o séc: XXI , boicotou o pensamento sem discordar com o outro, dizem também que o professor finge que ensina, e o aluno finge que aprende. A educação de massa é subjugada sem conseguir colocar suas ideias e pensamentos. Podemos deixar uma pergunta: Qual a escola que incentiva a autonomia do aluno, e incentiva também que ele tenha responsabilidade.

Jocilene Menezes dos santos - nota (7.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
No mundo atual um do principais desafios é fazer as pessoas pensarem sobre suas atitudes perante a corrupção ,refletir sobre o mundo tecnológico sem se perder no caminho,em suma viver plenamente,e saber o que acontece no mundo.

Rodrigo da Silva Vieira - nota (8.5) Nota que Rodrigo da Silva Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os principais desafios do século 21 é a capacidade de improvisações e de se reinventar

Antonio John Williman Rodrigues Sousa - nota (8.5) Nota que Antonio John Williman Rodrigues Sousa obteve na avaliação do estudo. - resume:
O curso, ministrado de modo magistral, pela professora Viviane Mosé analisou de forma bastante coerente o que, de fato, acontece em nossa sociedade. A filosofa ressaltou que, hoje em dia, os seres humanos passam por diversas crises como a crise ambiental, tecnológica e econômico-social que, por sua vez, desembocam naquela que ela considera como sendo a mais grave de todas: a crise de valores. De acordo, com a exposição da professora, os grandes desafios da humanidade, neste nosso século, é justamente, colocar como prioridade a vida humana. Para isso, ela nos diz que é preciso se desapegar de tudo aquilo que pode excluir os demais e se abrir a uma coletividade harmônica e amorosa. Entender o outro como ser dotados de várias possibilidades que ajudem a crescer e alavancar um justo ideal de sociedade é, em suma, o que a pensadora se propôs com sua explanação.

Dario Carlos Ferreira - nota (10) Nota que Dario Carlos Ferreira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Nesta palestra a filosofa Viviane Mosé traça uma perspectiva otimista e muito bem fundamentada das mudanças que a sociedade do século XXI está experimentando, devido às novas formas de organização e integração das pessoas, através das redes sociais, derrubando os muros da antiga estrutura piramidal de poder, com a nova estrutura em rede, linear. Esta nova organização suplanta todas as divisões da sociedade que conhecemos: de classe, de credo, de raça, etc. Ela vê neste movimento a nova sociedade que emerge, com consciência dos problemas urgentes que se apresentam, nesta fase de crises: econômica, política, ambiental e, por fim, moral. O caos que ora se apresenta, em sua analogia, é como a casca velha que o caranguejo tem que abandonar, para dar lugar à nova que já está pronta, porém, ainda é mole e frágil, mas vai endurecer, o que será a nova sociedade. Outro ponto interessante de sua palestra é a análise da evolução da sociedade, desde o início da civilização, até nossos dias, dando ao homem a ideia de que o planeta nada mais é do que o meio para ele transformar como quiser, para seu conforto e, hoje percebemos que isto não é verdade, com este raciocínio, criamos uma sociedade de consumo que exaure o meio ambiente e temos a responsabilidade de mudar este estado de coisas enquanto podemos.



Jocilene Menezes dos santos - nota (7.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O século das descobertas tecnológicas e dos desafios filosóficos ,educacional,profissional,e pessoal.

Balbina de Souza dos Santos - nota (10) Nota que Balbina de Souza dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Filosofia nos leva a refletir sobre as realidades que nos rodeiam nos conduzindo a não aceitar o que é imposto e assim fazermos ser pessoas ,que argumentam,com um senso crítico em busca da verdade.

Renata Ribeiro - nota (7.5) Nota que Renata Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Uma das questões que me chamaram atenção na fala de Viviane Mosé,diz respeito à reprodução de agir e pensar a que sempre fomos submetidos,de como isso entra sorrateiramente em nossas vidas, através do discurso de uma minoria e a agente toma isso como uma verdade absoluta. O não refutamento a essas falsas verdades, ocorre com a nossa falta de responsabilidade,pois não queremos sair de nossas zonas de conforto.É mais fácil empurrar as coisas com a barriga do que brigar para mudá-las.Outro ponto que eu achei interessante é quando a filósofa fala da falta de objetividade da manifestações que ocorreram no ano passado.Com certeza haviam pessoas que somente estavam ali,como figurantes.Outras para atentar contra os patrimônios públicos,acreditando que atacar o palácio do governo X ou uma agência bancária Y,resolveria as nossas mazelas sociais.Mas propor uma mudança de fato foi o que não aconteceu,pois os manifestantes somente pensaram na redução do preço da passagem.Realmente, precisamos pensar mais,eis o desafio.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....