Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [14]
Debate sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a luta de classes na educação escolar.






Sobre a psicologia histórico-cultural é correto afirmar:


O homem não é fruto do meio em que vive.
O homem é um ser histórico-social.
A atividade mental é exclusivamente humana e é resultante da aprendizagem social, da interiorização da cultura e das relações sociais.
O desenvolvimento é um longo processo marcado por saltos qualitativos.


Sobre a Pedagogia Histórico-Crítica é correto afirmar:


A escola é parte integrante do todo social e prepara o aluno para participação ativa na sociedade.
O professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Detentor do conhecimento e o principal sujeito da aprendizagem.
O professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.
Os conteúdos são culturais e universais sempre reavaliados frente à realidade social.


O que é a Pedagogia?


Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino.
Pedagogia é um conjunto abstrato relacionado à algo como escola e sociedade.
Pedagogia é um conjunto de técnicas relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
Pedagogia é conjunto de normas relacionadas a LDB e referentes aos trabalhos educacionais.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:56:36 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
uma educação de qualidade é conquistada ao longo do tempo e isso ,é refletido na história educacional de todo país ,deve ser por isso que o estudo critico e histórico da educação é de suma importância para um bom docente ,e para aquele que deseja ser também.

NEUSA EVA DIAS DERLAM - nota (10) Nota que NEUSA EVA DIAS DERLAM obteve na avaliação do estudo. - resume:
O ser humano, segundo a Psicologia Histórica-Cultural, desde o seu nascimento, é um aprendiz, e, nessa condição, vai evoluindo as fases de seu aprendizado, conforme a etapas de suas idades vitais, ou seja: - Sensorial-motor 0 - 2 anos ; - Pré-operações 2 – 7 anos ; - Operações concretas 7 - 11 anos ; e, - Operações formais 11 – 15 anos .

Adriana da Conceição Monteiro - nota (7) Nota que Adriana da Conceição Monteiro obteve na avaliação do estudo. - resume:
O quanto a educação é importante para o desenvolvimento social as lutas travadas durantes as décadas para que sejam reconhecida a educação publica do Brasil. onde a burguesia dispõe de uma sistema dominador sobre as classes inferiores, transformando o ensino em um mero reprodutor de linhas e tabelas, onde o conhecimento não seja levado de forma digna.

Julio Cesar Martins - nota (10) Nota que Julio Cesar Martins obteve na avaliação do estudo. - resume:
Neste curso aprendi a importância da interação entre professor e aluno, e, que professor e aluno tem papel distintos na educação, no entanto os dois tem uma grande importância por intermédio de sua interação para a conclusão do principal objetivo que é o ensino e a educação.

suelen silva de souza - nota (7) Nota que suelen silva de souza obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os palestrantes Newton Duarte e Lígia Márcia Martins fazem um debate de maneira clara e objetiva sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a luta de classes na educação escolar. Newton Duarte mencionou em seu debate citando alguns textos de Saviani. Lígia Márcia Martins ressalta a importância do desenvolvimento da consciência humana, por partir de uma perspectiva materialista dialética, destacou vigotski. Também abordou que o espaço privilegiado para o desenvolvimento psíquico complexo é a escola. Não se trata somente de ensinar, mas no processo de transformação de estrutura psíquico, neurológico e dentre outros. Questionou-se se há um papel especifico da atuação do professor, da educação escolar em termo de luta revolucionaria? Mencionou que se trata de entender a revolução socialista como o processo complexo, ação coletiva intencional, que exige planos, projetos, conhecimentos profundos do qual fazemos parte. Para a Pedagogia Histórico-Crítica a escola não fará a revolução socialista. Mas, que a revolução socialista tem varias chances de êxito sem a participação importante da atuação dos educadores, da educação escolar, da escola como instituição que esteja lutando pela socialização do conhecimento. Marx também foi citado neste debate. Duarte, afirma que a escola não deve ser uma instituição que se limite a satisfazer as necessidades que o aluno traz no cotidiano. A escola deve produzir necessidades.



Maria Marcelina Machado - nota (10) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA QUE NOS PERMITA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS ESSENCIAIS QUE MOVEM A REALIDADE SOCIAL CONTEMPORÂNEA, COMPREENDEMOS AS CONTRADIÇÕES ,O QUE MOVEM ESSA SOCIEDADE , QUAL É O PAPEL DA ESCOLA NESTE PROCESSO . A ESCOLA NÃO FARÁ A REVOLUÇÃO SOCIALISTA MAS QUE A REVOLUÇÃO SOCIALISTA TEM GRANDES CHANCES DE ÊXITO SEM A PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE DA ATUAÇÃO DOS EDUCADORES, DA ESCOLA QUE ESTEJA LUTANDO PELA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
uma excelente explicação sobre os caminhos históricos da educação.

maria aparecida da silva braga - nota (10) Nota que maria aparecida da silva braga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
luta de classe dominio sobre outra classe deveriam dar as mãos e caminhar juntos e em vez de lutar

NEUSA EVA DIAS DERLAM - nota (10) Nota que NEUSA EVA DIAS DERLAM obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A importância da Educação, não está somente no desenvolvimento do cognitivo humano, mas na transmissão do conhecimento, bem como, na realização pessoal do indivíduo e no seu sucesso profissional, formado pelo Ensino, que vai da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio, e, após, o Ensino Superior, onde a qualidade deve ser considerada pelos Métodos Científicos aplicados e armazenados, nas Escolas Regulares, nos cursos EAD e nos Cursos de Capacitação Profissional, visando o educando como um futuro agente de ajuda sócio-educativo para o meio em que o mesmo viva ou atue.

Cassia Regina Parrilha - nota (10) Nota que Cassia Regina Parrilha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo assistido foi de grande significado para mim, uma vez que, eu curso Pedagogia já na reta final em um curso semi- presencial e todas as informações possíveis que eu possa ter relacionadas à minha área, só tem a me acrescentar. Interessantíssimas as colocações relacionadas a Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico- Cultural. Os assuntos foram abordados de uma forma prazerosa de se ouvir e entender. E quanto mais nos atualizarmos na área que nos propomos atuar, melhor. E é exatamente isso o que busco: conhecimento. Com certeza a palestra foi enriquecedora.

VALDINETE SANTOS DE ARAUJO - nota (8.5) Nota que VALDINETE SANTOS DE ARAUJO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação tem se renovado com muitas teorias mais depende da Politica Cultural de cada região, ela muda conforme a politica da educação. O professor deve ter formação continuada, pois a educação qualquer que seja ela é sempre uma teoria.

Ana Paula Goss Silva Santos - nota (10) Nota que Ana Paula Goss Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nós pedagogos devemos reavaliar nossa pratica docente e ter a consciência de que o ensino deve ser voltado para o desenvolvimento integral do aluno, tornando-os críticos, reflexivos para solucionar problemas que surgem na sociedade, fazendo com que eles tenham a consciência de que são sujeitos históricos e responsáveis por transformações, ir em busca de uma sociedade mais justa e igualitaria.

Julio Cesar Martins - nota (10) Nota que Julio Cesar Martins obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Pedagogia Histórico-Critica a Psicologia Histórico-Cultural, nos trazem a reflexão quanto aos principais valores educacionais por nós aprendidos os quais devem ser reavaliados dentro do contexto social contemporâneo, mas também nos traz a principal reflexão que devemos preservar e relembrar esse valores por intermédio da história já arquivada em nossas mentes e nas literauras.

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Discutindo os fundamentos das relações entre pesquisa educacional e as didáticas escolares das universidades realizadas pelos professore do nível de ensino superior, percebe-se em um distanciamento entre o conhecimento supostamente produzido pela universidade na sua formação como docentes e a realidade das práticas pedagógicas postas em cursos nas escolas.

Processing your request, Please wait....