Princípios da Musicoterapia


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [13]






A afirmativa: "Os gregos, os primeiros a falar do assunto, afirmaram que a música pode criar nas pessoas um determinado estado de ânimo. Se refere à capacidade da música em provocar estados de ânimo", se refere a qual princípio da musicoterapia?


Princípio Homeostático de Altshuler.
Princípio do organismo como um todo ou da totalidade.
Princípio de Iso Altshuler .
Princípio do “Ethos”.


Assinale a s alternativa s que só apresentam nomes de princípios da musicoterapia:


Princípio de Iso Altshuler, Princípio Homeostático, Principio do Prazer.
Princípio do Timbre Perfeito, Princípio de Conservação, Princípio da Totalidade.
Principio da Dor, Princípio da Melodia sem fim, Princípio do silêncio
Princípio do “Ethos", Princípio de Compensação, Princípio da Totalidade.


Quantos sao os principios da Musicoterapia?


8
7
5
2


A musicoterapia apresenta quatro métodos. Quais são?


Improvisar, cantar e tocar.
Improvisar, recriar e compor.
Cantar, tocar e reproduzir.
Improvisar, recriar e escutar.


Sobre os efeitos da música no organismo, é possível afirmar que:


A música estimulante aumenta a atividade muscular, e pode produzir espasmos gástricos, causando indigestão.
A música não influencia o processo de aprendizagem, como se acreditava.
A música pode atuar ativando os neurônios que atuam no relaxamento da tensão muscular, da pulsação e na evocação de recordações antigas.
Um dos efeitos é de ordem bioquímica, como por exemplo, estimular a liberação de endorfinas.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Princípios da Musicoterapia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 7:44:50 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.205.176.107




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Adriana Azeredo da Silva Lopes - nota (10) Nota que Adriana Azeredo da Silva Lopes obteve na avaliação do estudo. - resume:
aprendi que podemos nos beneficiar tanto na área profissional como a na área afetiva com a musicoterapia pois é um excelente método de ajuda .

Raquel de Mesquita Sousa - nota (10) Nota que Raquel de Mesquita Sousa obteve na avaliação do estudo. - resume:
A musicoterapia é regida pelos princípios: de "Ethos", homeostático, do Organismo como um Todo ou da Totalidade, do prazer, da liberação, da compensação y de Gaston.

Alisson Martins Silva - nota (10) Nota que Alisson Martins Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Apesar de se mostrar uma terapia mais avulsa, ou seja, sem uma regência concreta, em verdade, a musicoterapia é regido por diversas teoria criadas e desenvolvidas desde a Antiga Grécia, que relacionam a prática e seus métodos de interação com paciente.

Pablo Garcia - nota (8.5) Nota que Pablo Garcia obteve na avaliação do estudo. - resume:
A musicoterapia trabalha basicamente com 4 técnicas. São elas: audição, execução, composição e improvisação. Na audição, o paciente age de forma passiva, absorvendo e interpretando sons e musicas, assimilando tudo isso. Já na execução, o paciente se torna reprodutor dos sons/musica ouvidos ou escritos, solfejados , trabalhando a capacidade perceptiva e o domínio mecânico da pessoa. A composição, abrange a parte criativa, onde o paciente deve produzir algo próprio, com tempo disponível para estruturação dessa obra. Ja na improvisação, o paciente deve de forma espontânea responder musicalmente ao exercício proposto, seja ele uma musica, um trecho musical. Desenvolve a capacidade reflexiva do paciente.

Aline Calixto da Silva da Paixão - nota (9.6) Nota que Aline Calixto da Silva da Paixão obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que a Musicoterapia é uma das formas de terapia de grande importância no restabelecimento e manutenção da saúde, estados emocionais e atuação em doenças e/ou síndromes. Aprendi sobre algumas características dos sons e ritmo que influenciam no organismo e processo bio/psico-social dos indivíduos. Por exemplo: Nunca imaginei que uma música pudesse ocasionar alterações sanguíneas, cerebrais e até espasmos musculares e indigestão. Sobre o emprego da música como item fundamental no relaxamento eu conhecia, porém desconhecia sua grande importância no tratamento com autistas, vínculo materno-infantil e atenuação na progressão do Alzheimer.

Thaís Lopes Granero. - nota (7.4) Nota que Thaís Lopes Granero. obteve na avaliação do estudo. - resume:
Com esse vídeo aprendi várias coisas, mas o que me chamou bastante a atenção, foi a importância da gestante fazer a musicoterapia, pois isso acarreta muitos pontos positivos entre o bebê e mamãe, desde a gestação, o quanto isso acalma ambas as partes, até na hora do parto, acalmando a mulher, mantendo o controle emocional. Ajuda também o bebê a se amamentar, ele acaba dormindo mais e chorando menos.

FABIANO DA SILVA BARBOSA - nota (8.6) Nota que FABIANO DA SILVA BARBOSA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os princípios da teoria musical nos sentido de melhor um ser humano na questão psíquica é muito gratificante, para que ensinar e fascinante para que aprende. Todos os conceitos musicais teóricos sendo usados na prática terapêutica, cantos,danças etc.



Adriana Azeredo da Silva Lopes - nota (10) Nota que Adriana Azeredo da Silva Lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A musicoterapia poderá sempre nos ajudar em todos os momentos de nossa vida,não só no momento de dificuldade ,mas a musica sempre revigora nossas almas,e por isso tem uma grande importância na nossa existência.

Raquel de Mesquita Sousa - nota (10) Nota que Raquel de Mesquita Sousa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É impressionante o poder da música no desenvolvimento, pode-se dizer, geral da pessoa. Como ajuda no bom crescimento mental, psicológico e intelectual das crianças e também aos idosos com vários tipos de doenças. É realmente enriquecedor saber a importância da música e o poder que ela tem sobre o nosso organismo.

Alisson Martins Silva - nota (10) Nota que Alisson Martins Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei muito do curso de Musicoterapia, mas foi ainda mais interessante estudar seus princípios, e entender seu funcionamento pelo lado teórico. Muito bom.

Pablo Garcia - nota (8.5) Nota que Pablo Garcia obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As possibilidades e os benefícios que a musicoterapia trazem para as pessoas são incríveis. Musica realmente toca a alma, em todas as suas formas, complexa e sofisticada ou desconstruída e básica.

Thaís Lopes Granero. - nota (7.4) Nota que Thaís Lopes Granero. obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Boa noite, Sou estudante de Licenciatura em Arte e achei muito interessante este curso online "Princípios da Musicoterapia", na faculdade aprendemos o quanto a música é importante para o indivíduo, mas aqui pude ter mais informações, como por exemplo os princípios e os métodos da musicoterapia.

FABIANO DA SILVA BARBOSA - nota (8.6) Nota que FABIANO DA SILVA BARBOSA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Conceito da musicoterapia mudou totalmente pude entender seus princípios e interessar muito mais pelo assunto.

Processing your request, Please wait....

Aprenda os princípios da musicoterapia e os efeitos da música no organismo. Veja como a música pode ser usada como tratamento e quais são os métodos utilizados.