Princípios de Proteção Radiológica


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]






Quais são os princípios de Proteção Radiológica?


Otimização.
Justificação.
Limitação de dose.
Prevenção.


Analise as afirmativas abaixo e escolha as opções corretas.


O EPI é a proteção para trabalhadores, pacientes e indivíduos do público, para todas as ocasiões em que estiverem expostos às radiações ionizantes.
Programas de treinamento e reciclagem são uns dos fatores para a redução de exposição às radiações e devem ser ministrados periodicamente para encorajar uma atitude de aprendizado e questionamento quanto aos aspectos de segurança radiológica.
Os óculos de proteção são um exemplo de EPI. Eles possuem lentes plumbíferas com proteção frontal e lateral com equivalência em chumbo de 0,50mmPb.
A CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear é a autoridade regulatória na área de radiação ionizante no mundo.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Princípios de Proteção Radiológica e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:57:03 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Mariana Satie Takada - nota (10) Nota que Mariana Satie Takada obteve na avaliação do estudo. - resume:
justificação -Toda pratica que envolve radiação ionizante ou irradiação de pessoas com radiação ionizante deve ser justificado,é necessário que o ato produza suficiente beneficio ao individuo. Otimização - Qualquer exposição a radiação deve ser otimizada, devem ser tão baixa quanto razoável exequível. Limitação de dose - Nenhum trabalhador de ser exposto a radiação sem que seja necessário,tenha conhecimentos dos riscos e esteja treinada para sua função.

João Bosco Oliveira Pontes - nota (8.5) Nota que João Bosco Oliveira Pontes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Nas atividades ou operações onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância, os princípios, as obrigações e controles básicos para a proteção do homem e do seu meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados pela radiação ionizante, são os constantes da Norma CNEN-NE 3.01: "DIRETRIZES BÁSICAS DE RADIOPROTEÇÃO".

Wallysson Klebson de Medeiros Silva - nota (10) Nota que Wallysson Klebson de Medeiros Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades na Radiologia em respeito à Proteção Radiológica / Radioproteção tem seu objetivo em utilizar ao mínimo a dose de radiação ionizante nos pacientes e nos profissionais, sendo utilizados os três princípios fundamentais de proteção radiológica: Minimizar o Tempo, Aumentar a Distância e Blindagem Correta.



João Bosco Oliveira Pontes - nota (8.5) Nota que João Bosco Oliveira Pontes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Podemos dizer que o efeito da radiação no ser humano é muito complexo, pois cada parte do corpo pode responder de maneira diferente, como por exemplo no sangue, no sistema linfático, nos ossos, olhos, glândula tiroide, etc.

Lucas da Cunha Oliveira Ibarra - nota (8.5) Nota que Lucas da Cunha Oliveira Ibarra obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é uma area em que temos que cuidar não so de nos mesmo, como tambem do nosso paciente.

Wallysson Klebson de Medeiros Silva - nota (10) Nota que Wallysson Klebson de Medeiros Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Conteúdo de fácil acesso e entendimento e muito bem elaborado, permitindo um bom aprendizado.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

São três os princípios de proteção radiológico. Este módulo aborda de maneira resumida os três princípios, além dos fatores de proteção radiológica. Conheça ainda os equipamentos de proteção individual para radioproteção e um pouco da legislação básica.