Sistema Único de Assistência Social


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [12]






Qual é o tripe da assistência social:


Seguridade social, saúde e previdência.
Paternalismo, assistencialismo e saúde.
Seguridade, saúde e assistencialismo.
Saúde, assistencialismo e previdência.


As ações da assistência social são organizadas pelo Suas em dois tipos. Quais são eles?


Proteção Social Especial.
Proteção Social Gratuita.
Proteção Social Básica.
Proteção Social Intermediária.


Os seguintes serviços são de Proteção Social Básica, realizados no CRAS:


Programa de inclusão produtiva e projetos de enfrentamento da pobreza.
Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e de violência doméstica.
Serviços para crianças de 0 a 6 anos que visem o fortalecimento de vínculos familiares, com ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos da criança.
Centros de informação e de educação para trabalho para jovens e adultos.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Sistema Único de Assistência Social e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:55:22 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Neydiala Martins de Souza Dias - nota (10) Nota que Neydiala Martins de Souza Dias obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Sistema Único de Assistência Social é um sistema público que organiza os serviços sócio-assistenciais no Brasil e possui dois tipos de proteção social, sendo elas proteção social básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e especializada, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (8.5) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O SUAS sistema único de saúde da assistência social é uma órgão público que foi criado para ampliar as instituições que garantem direito aos usuários. Ele se subdivide em duas proteções: a primeira delas é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. Fornecendo assim apoio e suporte aos usuários, para uma melhor qualidade de vida utilizando-se de instrumentais como a escuta ativa e acolhimento primeiramente, depois de acordo com a demanda encaminhamentos, visitas, inserção em programas sociais.

janaina carvalho - nota (8.5) Nota que janaina carvalho obteve na avaliação do estudo. - resume:
EXPLICA MUITO BEM CRAS E CREAS SUA FUNÇÕES E SUAS Dimensões O CRAS TEM UM LIMITE DE ABRANGÊNCIA JÁ O CREAS NÃO ELE É TERRITORIAL.COM TODA A EXPLICAÇÃO QUE SE TEM NESSA MATÉRIA VOCÊ CONSEGUE ESCLARECER MUITA DUVIDAS ATE PARA A HORA DA PROVA E SE NÃO FOR ESTUDANTE PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE SEUS DIREITOS E AONDE PROCURAR.

sarabitiara dos santos justo - nota (8.5) Nota que sarabitiara dos santos justo obteve na avaliação do estudo. - resume:
o sistema único de assistência social suas e um sistema publico que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócio assistenciais no Brasil.

gerda rizia dourado de sousa - nota (10) Nota que gerda rizia dourado de sousa obteve na avaliação do estudo. - resume:
estudando sobre o SUAS, aprendemos que dentro dele há, o CRAS e o CREAS, para o enfrentamento a pobreza e as suas mazelas, com o CRAS o atendimento é para fortalecer vínculos familiares, trabalhar a socialização de crianças com suas famílias, já o CREAS, é para trabalhar com pessoas que já tiveram seus direitos violados, como abuso sexual, exploração infantil e outros.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.3) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
no sistema único de assistência social existem vários setores para garantir os direitos das pessoas, sempre viabilizando auxiliar aqueles com menos condições, auxiliando e orientando



Ítala Nádia Ferreira Lisboa Alves - nota (10) Nota que Ítala Nádia Ferreira Lisboa Alves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Política Nacional de Assistência Social foi um documento elaborado em 2004 pelo Ministério de Desenvolvimento Social MDS para que as ações propostas na Loas pudessem ser viabilizadas nos municípios, em todo território nacional.

Neydiala Martins de Souza Dias - nota (10) Nota que Neydiala Martins de Souza Dias obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Sistema Único de Assistência Social Suas é de extrema importância pois é um sistema público que trata diretamente com a sociedade com o intuito de garantir os direitos de cada individuo seja ela criança, adulto, idoso, deficiente físico, e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, agindo separadamente ou em conjunto com as estruturas nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (8.5) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O sistema único de assistência social oferece serviços para garantir os direitos dos usuários utilizando-se assim de instituições tais como CRAS Centro de referência da assistência social que fornece apoio, suporte, acolhimento, visitas domiciliares as pessoas com vínculos desconstruídos sejam eles familiar, social..

Cintia Nogueira Rodrigues dos Santos - nota (6.5) Nota que Cintia Nogueira Rodrigues dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Sistema Único de Saúde brasileiro é considerado como um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, em que se é garantido o acesso da população brasileira à saúde universal e gratuita por meio da Constituição Federal de 1988. Precisamos lutar para garantir esse acesso igualitário, em tempo hábil e com qualidade.

gerda rizia dourado de sousa - nota (10) Nota que gerda rizia dourado de sousa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Depois de implementado o suas no nosso pais, podemos ver que houve um avanço nãos só na assistencial social, como em outras politicas publicas.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.3) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o estado oferece serviço assistencial a todos aqueles que necessitem, mas não tem condições e estão enquadrados na baixa renda, suscetíveis a vários riscos, podendo utilizar dos seus serviços

Processing your request, Please wait....

O Sistema único foi implementado em 2005. Este módulo traz a definição do que é o SUAS e quais são suas características. Veja ainda seus níveis de gestão e o que são o CRAS e o CREAS.