SUS no Brasil


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [28]
Veja a história e os números do Sistema Único de Saúde no Brasil.






Um dos princípios básicos do SUS é o da universalidade. Entre as características do SUS estão:


O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
O SUS fornece atendimento integral, universal e igualitário apenas para a população mais carente.
A principal dificuldade do SUS é a falta de recursos.
Antes do SUS, as pessoas deveriam pagar pela saúde privada ou recorrer às entidades filantrópicas. Somente trabalhadores com carteira assinada e que colaboravam com a previdência é que poderiam usufruir do sistema público de saúde.


Sobre o Sistema Único de Saúde, é possível afirmar que:


Até 2010, apenas os trabalhadores com carteira assinada que contribuíam com a previdência tinham direito aos serviços públicos de saúde.
A saúde é um direito de todos.
O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que oferece um sistema público de saúde.
Cerca de 45 milhões de brasileiros não possuem planos de saúde privados.



Declaro que EU assisti ao vídeo: SUS no Brasil e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:57:55 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Elisabete Cavalcante Coelho - nota (8.5) Nota que Elisabete Cavalcante Coelho obteve na avaliação do estudo. - resume:
SUS único no mundo que oferece esse tipo de atendimento, anterior a 88 não existia o SUS e o atendimento só era feito para pessoas com carteira assinada, embora tenhamos muitas reclamações com relação a saúde pública o SUS tem atendimento com qualidade para muitos pacientes.

Ronaldo pereira cruz da silva - nota (8.5) Nota que Ronaldo pereira cruz da silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
o SUS no Brasil é muito importante para pessoas que não tem condições financeiras. mas infelizmente não atende toda demanda brasileira.

ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Antes de 1988 no brasil só tinham assistencia a saude as pessoass que contribuiam para previdencia privada as demais pessoas que não contribuiam eram atendidas por caridade a partir de 1988 foi implantada leis que favoreciam a o atendimento ao publico foi criado o Sus que é um plano universal e igualitario o Sus so não é melhor no seu atendimento por falta de recursos pois abrange mais de 140 milhões de brasileiros .

Rafaela Rocha Braga - nota (10) Nota que Rafaela Rocha Braga obteve na avaliação do estudo. - resume:
O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988, após inúmeros movimentos sociais que reivindicavam por melhorias na saúde. Antes dele somente que tinha plano de saúde privado, era que tinha acesso a um serviço de qualidade, e somente trabalhadores que contribuíam para a Previdência tinham acesso ao SUS. Com o passar do tempo, após muitas reivindicações, a população em geral começou a ter acesso ao serviço de saúde público, sem nenhuma tipo de restrição. Apesar das dificuldades do SUS em captar recursos para um melhor atendimento, muitas pessoas sao e já foram beneficiadas com ele.

silas araujo de jesus - nota (10) Nota que silas araujo de jesus obteve na avaliação do estudo. - resume:
O vídeo mostra como é o funcionamento do sus e que ele atendi há todos homens, mulheres crianças e idosos como é um programa gratuito do governo mas com suas dificuldades financeiras que muitas vezes sofrem com falta de médicos e medicamentos sejam os mais básicos ate os mais difíceis de se encontra por ter um custo muito alto.

ANA CRISTINA SILVEIRA DOS ANJOS - nota (10) Nota que ANA CRISTINA SILVEIRA DOS ANJOS obteve na avaliação do estudo. - resume:
Alguns tópicos referente ao Sistema Único de Saúde: 190 milhões de brasileiros, sendo que somente 45 milhões tem plano de saúde privado, O SUS realiza algumas distribuições de medicações gratuitas, Hoje seu principal problemas é a falta de recursos financeiros, É possível afirmar que o SUS é o maior sistema público que oferece assistência para população no planeta, o SUS,oferece um sistema de atendimento integral, universal e igualitário.

gerda rizia dourado de sousa - nota (10) Nota que gerda rizia dourado de sousa obteve na avaliação do estudo. - resume:
ANTES DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, A SAÚDE NÃO ERA RECONHECIDA COMO DIREITO, AS PESSOAS PARA USUFRUIR DE CONSULTAS MEDICAS, DEVERIA TRABALHAR DE CARTEIRA ASSINADA E CONTRIBUIR PARA PODER USUFRUIR, APÓS A CONSTITUIÇÃO DE DE 1988, NASCIA O SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE GARANTINDO CONSULTAS,EXAMES, A TODO E QUALQUER CIDADÃO SEM UMA CONTRIBUIÇÃO PREVIA.

simone cristina mantovani - nota (6.5) Nota que simone cristina mantovani obteve na avaliação do estudo. - resume:
.O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública no mundo, é lógico que tem que haver muitas melhorias, porém ele procura leva atendimento para toda a população Brasileira, que antes era acessível apenas para uma pequena porcentagem da população.

Flávia Cristiane Martins Itapirema - nota (10) Nota que Flávia Cristiane Martins Itapirema obteve na avaliação do estudo. - resume:
O SUS é um dos melhores sistemas de saúde publica do mundo, a falta de recurso humano e financeiro é a maior dificuldade do SUS, porém hoje temos uma saúde publica de qualidade pois antes tínhamos que pagar ou ter carteira assinada e ser contribuinte da Previdência Social para poder ser atendido por hospitais público.

flavia silva da cruz - nota (10) Nota que flavia silva da cruz obteve na avaliação do estudo. - resume:
O SUS é um sistema importantes na vida de quem não tem recursos privados no que diz respeito a saúde, e uma questão de cuidar da saúde de todos os brasileiros.

Saulo Ramos de Oliveira - nota (10) Nota que Saulo Ramos de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Esse tema proporcionou e informou que o SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e disponível a toda a população sem distinção através da universalização de seu atendimento.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
o SUS FOI CRIADO PARA ATENDER A QUALQUER PESSOA QUE NECESSITE DE ATENDIMENTO MEDICO, INDEPENDENTE DE SUA CLASSE SOCIAL



Elisabete Cavalcante Coelho - nota (8.5) Nota que Elisabete Cavalcante Coelho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Criticamos tanto o SUS porém ele é o único no mundo.

Iara Batista Damasceno - nota (10) Nota que Iara Batista Damasceno obteve na avaliação do estudo. - comenta:
esse assunto é muito bom pois é bem amplo ,por que independente se tivermos plano ou não dependemos do sus.

Ronaldo pereira cruz da silva - nota (8.5) Nota que Ronaldo pereira cruz da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o SUS infelizmente não funciona tão bem quanto deveria, existem muitas famílias que são desprezadas esperando por atendimento, muitos até então não acaba resistindo,pois o tempo de espera nas filas demoram.

EVÂNIA BARBOSA CARREIRO LIMA - nota (6) Nota que EVÂNIA BARBOSA CARREIRO LIMA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Precisa melhorar e muito o SUS no Brasil, e atender todos aqueles com atenção e respeito aqueles que precisam deste serviço

ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Brasil pode ser o unico que tem um Sistema Unico de Saúde que atende mais de 140 milhões de pessoas gratuitamente , mas não é o unico pais a fazer este atendimento temos por exemplo o Canada e a França que tem um sistema igualitario de saude para as pessoas que não tem plano de saude privada . Acho que em relação ao Estados Unidos o nosso SUS é um sistema funcional e humanizado pois o EUA por ser um país de 1 º mundo não dispoe deste sistema para todos seus cidadãos, o unico problema para ter funcionalidade no SUS é realmente a falta de recurso e a má administração destes recursos a lavagem de dinheiro o caixa dois se não fosse a falta de honestidade dos governantes o SUS seria melhor do que muitos planos de saude privados .

Rafaela Rocha Braga - nota (10) Nota que Rafaela Rocha Braga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Video bastante esclarecedor, pude tirar muitas dúvidas sobre o SUS. Compartilharei com mais pessoas o video, pois acredito que minhas antigas dúvidas, são dúvidas atuais de muitos.

Nathalia Simão Franco - nota (10) Nota que Nathalia Simão Franco obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Sistema Único de Saúde no Brasil é uma da políticas públicas que tem grande importância para população.

marizete dos santos oliveira - nota (10) Nota que marizete dos santos oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Apesar das dificuldades enfrentadas o SUS tem beneficiado muitos usuarios de baixa renda a margem da sociedade.

isadora dias leite - nota (10) Nota que isadora dias leite obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Eu achei bem interessante, pois as pessoas falam que o sus e ruim mas nao temos que olhar e pensar poxa são milhões de pessoas precisando de ajuda não e só eu, temos que reconhecer ser também mais generosos , pois o mundo precisa de pessoas que tenha paciência,compreensão. Vamos todos ajudar uns aos outros, pensem nisso.

Amanda Ctistina Klem dos Santos - nota (10) Nota que Amanda Ctistina Klem dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Com a Constituição de 1988 o Brasil teve um avanço enorme, mas assim mesmo não só a saúde, como o lazer e a educação ainda continuam precários, falta de recursos.

ARYANE CAETANO DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que ARYANE CAETANO DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Poder Público conseguindo organizar e remanejar o dinheiro público, conseguiria com certeza fazer o SUS ser um ótimo sistema para a população brasileira.

Harmony Diosinay Maciel de Araújo - nota (10) Nota que Harmony Diosinay Maciel de Araújo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Se não houvesse tanto desvio de verba e corrupção o SUS seria maravilhoso, assim como é no papel.

gerda rizia dourado de sousa - nota (10) Nota que gerda rizia dourado de sousa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O ÚNICO PAIS A TER UM SISTEMA DE SAÚDE QUE, ATENDE A ODOS IGUALITARIAMENTE É O SUS, POIS EM NEM UM OUTRO PAIS DO EXISTE UM SISTEMA DE SAÚDE COMO ELE, POIS O SISTEMA É BOM, O QUE FALTA SÃO RECURSOS.

ALESANDRA BEZERRA AURELIANO - nota (8.5) Nota que ALESANDRA BEZERRA AURELIANO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O SUS é um sistema que presa pela universalidade do direito à saúde,a igualdade de ter o mesmo atendimento independente de cor, raça, etnia,etc. Como também prevê a integralidade do atendimento para que o mesmo não seja fragmentado. No todo, é uma bela política! Contudo, necessita-se de mais interesse por parte dos governantes para fazer a política acontecer de maneira eficaz, eficiente e com efetividade.

Saulo Ramos de Oliveira - nota (10) Nota que Saulo Ramos de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O SUS realmente é uma politica pública muito bem elaborada, uma pena os governantes não destinarem corretamente as verbas necessárias para que o sistema realmente funcione em toda sua plenitude.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O SUS ELE É PLANEJADO PARA TRATAR DA SAÚDE DAS PESSOAS, POREM É FALHO E FALTA INVESTIMENTO PARA QUE FUNCIONE DE FORMA ADEQUADA

Processing your request, Please wait....