Tecnologia Assistiva e Inclusão


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [12]






Quais são os Recursos Básicos de Acessibilidade na escola?


Arquitetônica.
Metodológica e Instrumental.
Comunicacional.
Programática e Atitudinal.


Qual o significado da sigla CID-10?


Atitudinal combate a discriminação e preconceito em todas as normas em geral e ao acesso ao recurso oferecido pelo sociedade.
Arquitetônica elimina barreiras nas atividades e nas relações na comunicação.
Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados a saúde.
Programática corresponde a atitudes preconceituosas que impedem o pleno desenvolvimento das potencialidades apenas de crianças.


Quais são os Objetivos da Tecnologia Assistiva?


Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Controlar habilidades.
Distrair a criança com deficiência para passar o tempo.
Alegrar a vida das crianças, independente da deficiência.


Veja as alternativas abaixo e assinale as opções corretas.


A inserção de pessoas com deficiência na rede regular de ensino não exige nenhuma mudança, nem da escola e nem dos funcionários.
O Atendimento Educacional Especializado é realizado em Salas de Recursos Multifuncionais.
O objetivo da educação inclusiva é o crescimento, satisfação pessoal e inserção social de todos, promovendo a aprendizagem e desenvolvimento pessoal de todos.
A Tecnologia Assistiva engloba áreas como: comunicação suplementar ou alternativa; equipamentos de auxílio para visão e audição; adaptação de jogos e brincadeiras; mobilidade alternativa; entre outros.


O que é Tecnologia Assistiva?


"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".
Tudo aquilo que possui assistência visual.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É uma área do conhecimento voltada apenas para informática.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Tecnologia Assistiva e Inclusão e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 7:47:11 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.205.176.107




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Cristiane dos Santos Barbosa dos Santos - nota (10) Nota que Cristiane dos Santos Barbosa dos Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Tecnologia Assistiva e Inclusão está cada vez mais se concretizando como um tema que ainda tem muito para ser estudado e adaptado ao ambiente escolar.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (10) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
a tecnologia assistiva é usada para auxiliar o aluno portador de necessidades especial facilitando seu processo educacional ,facilitando no processo de aprendizagem e autonomia.

Beatriz Silva - nota (5.5) Nota que Beatriz Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O objetivo é o crescimento, satisfação pessoal e inserção social, a aprendizagem e desenvolvimento pessoal. A ideia que nenhuma criança deve ser separada.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para tratarmos do assunto de inclusão, é necessário analisarmos o individuo separadamente, pois cada um tem um tempo de aprendizado diferente, é que na individualidade e que podemos nos empenhar e o individuo pode aprender melhor.



Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Existem diversos meios de se comunicar e uma maneira bem promissor é através do meio tecnológico.

Cristiane dos Santos Barbosa dos Santos - nota (10) Nota que Cristiane dos Santos Barbosa dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Tecnologia Assistiva e Inclusão é um assunto para ser estudado a cada dia,por ser um assunto muito delicado.

Roseth Nobres Alvarenga - nota (10) Nota que Roseth Nobres Alvarenga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um termo utilizado para identificar recursos e serviços que contribuem para ampliar habilidades funcionais de pessoas deficientes a tecnologia existe quando se mostra força de vontade!!

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (10) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
ainda não tinha um esclarecimento bom entre educação inclusiva e educação especial . Depois dessas aulas já posso ter um conceito melhor!

- nota (6.5) Nota que obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O curso é fantástico, aprendi que uma pessoa com deficiência pode adaptar ou comprar um carro adaptado para poder dar-lhe uma acessibilidade digna, Parabéns! Obrigado!

Franciele Morais Levindo Nobre - nota (10) Nota que Franciele Morais Levindo Nobre obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Essa área de conhecimento é muito ampla e necessita ser estudada com muita dedicação pois ainda é uma área deixada de lado pelas escolas.

VANIA HOMEM DE ARAUJO - nota (6.3) Nota que VANIA HOMEM DE ARAUJO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
este curso de tecnologia assistiva e inclusao tem grande importancia para sabermos lidar e ajudar nossas crianças .adorei

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a inclusão se faz necessária para que ninguém se sinta inferior e todos tenham a oportunidade do convívio social e aprendizado

Processing your request, Please wait....

Este módulo traz os conceitos básicos sobre a Educação Inclusiva e qual é o papel da Tecnologia Assistiva nesse processo de inclusão. Aprenda também sobre inclusão digital, e as Salas de Recursos Multifuncionais. Veja ainda sobre a T.A. nas escolas e o que é a CIF Classificação Internacional de Funcionalidade .