Teorias da Reprodução na visão de Pieere Boudieu, Jean Claude Passeron, Baudelot e Establet


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [10]
Ana Maria de Almeida promove um debate sobre as principais questões defendidas por Bourdieu, Passeron e Establet no intuito de socializar a educação.






Sobre as ideias e pensamentos dos autores é correto afirmar:


Tiveram uma preocupação em desenvolver uma concepção crítica da educação e da escola no capitalismo.
Tiveram uma preocupação em desenvolver uma concepção crítica da educação e da escola no socialismo.
Apesar de possuir pontos em comum em relação a educação, os autores apresentam algumas diferenças conceituais e metodológicas.
Buscaram compreender os mecanismos pelos quais a educação contribui para a produção e a reprodução de uma sociedade de classes.


A respeito dos autores Pieere Boudieu, Jean Claude Passeron e Baudelot Establet é correto afirmar:


Defendem pontos em comum para a educação.
Defendem pontos divergentes para a educação.
Tem a sociedade como objeto de estudo.
Tem a escola como objeto de estudo.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Teorias da Reprodução na visão de Pieere Boudieu, Jean Claude Passeron, Baudelot e Establet e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:42:07 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



mirian albino - nota (8.5) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - resume:
Foi tradado os assuntos relacionados as escolas contemporânea a partir dos estudos e visões dos estudiosos que buscaram compreender os mecanismos pelos quais a educação contribui para a produção e a reprodução de uma sociedade de classes. Apesar de possuir pontos comuns em relação a educação, os autores apresentam algumas diferenças conceituais e metodológicas. A educação escolar se torna uma preocupação pela extensão da escolarização e em particular, a universalização do ensino secundário, longe de oferecer uma bagagem cultural válida para todos,submete as crianças a uma inoculação ideológica para eles, o sistema escolar está dividido em canais separados e incomunicáveis, segregados em termos de classes.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Nessa teoria a escola é o objeto de estudo e o problema é compreender os mecanismos pelos quais a educação ou melhor dizendo a escola contribuiu para a produção e a reprodução de uma sociedade de classes. A teoria da Reprodução na visão de Althusser, Baudelot e Establet desenvolve a sua critica afirmando que a escola contribui para uma divisão de classes econômicas e isso ocorre com a preparação que essa proporciona aos sujeitos para que esses ocupem os diferentes cargos no mercado de trabalho de acordo com a sua classe social.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Pedagogias marxista sendo as principais questões defendidas por Bourdieu, Passeron e Establet proposta analista desses atores, constituindo problematização a partir de seus pensamentos da escola como objeto de estudo, apesar de vários pontos comum a divergência em outros pontos com metodologia e conceito, eles constituem teorias da educação apesar de não serem teoria pedagógicas.

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os autores são relacionados com as pedagogias marxistas, propõe o estudo da escola, a partir das classes econômicas , a diferença fundamental entre eles é que um leva por espaço simbólico. Analisando o sistema escola a partir da divisão do capitalismo. E quanto ao currículo ele é diferenciado segregado nas diferenças de classe.

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - resume:
As teorias apresentadas no vídeo são válidas para serem aplicadas em qualquer ambiente escola, isso pelo fato de ser uma forma de ensino adequando ao mundo para tornar o aluno não somente um educando mais sim um profissional.



Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As teorias da reprodução demonstradas nesse curso demonstram como a escola muitas vezes acaba por reproduzir em seu interior as desigualdades da sociedade ao invés de fornecer instrumentos para que o aluno possa melhorar sua vida.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação é reprodutora ou transformadora? Mas temos que ser consciente que a educação não é estática, é dinâmica.

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A escola contemporânea é o resultado dos conflitos, confortos sendo o produto das ações humanas.

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom este curso, conhecer a visão desses autores será de grande importância para minha formação.

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom este curso, conhecer a visão desses autores será de grande importância para minha formação.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....