Transtornos Globais do Desenvolvimento


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Assinale a s alternativa s correta s :


A síndrome de Rett acontece mais em meninos.
O tratamento consiste em apenas dois meses bebendo suco de laranja.
Asperger acontece apenas em meninas.
Asperger é a forma mais branda dos transtornos de espectro autista.


Como se manifesta o autismo infantil?


Pode haver fascinação por movimentos ex: objetos giratórios.
A manifestação desse transtorno varia muito, e depende do nível de desenvolvimento e da idade.
Manifesta-se depois dos três anos.
Manifesta-se antes dos três anos.


Sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD, podemos afirmar:


Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças não podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.


O módulo Transtornos Globais do Desenvolvimento traz conceitos e definições de vários transtornos. Leia as afirmativas abaixo e assinale as que estão corretas.


A síndrome de Asperger é considerada uma das formas mais graves dentro dos Transtornos do Espectro Autista.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento se manifestam antes dos cinco anos de idade.
Há diversos graus dentro dos TGD. Por exemplo, há crianças que não falam, outras falam poucas frases, e também há quem possua desenvolvimento de linguagem praticamente normal.
Todas os transtornos têm cura.


Sobre a síndrome de Asperger, marque somente as alternativas corretas:


Ocorre principalmente em meninos e suas causas são desconhecidas.
Manifesta-se em meninas, ocorrendo entre 6 meses e 2 anos.
Não ocorrem atrasos de linguagem diferente do autismo , nem no desenvolvimento cognitivo.
Também pode ser conhecido como síndrome de Heller.



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Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.3) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Em geral, os transtornos incidem sobre múltiplas áreas do desenvolvimento, aparecem precocemente e provocam disfunção persistente. O DMS-IV 1995 inclui os seguintes transtornos na categoria de transtornos invasivos do desenvolvimento: autismo infantil, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação. No entanto, este trabalho deter-se-á nos mais comuns e de maior importância para a prática clínica. O diagnóstico do autismo infantil, baseado no DSM-IV 1995 , é caracterizado por um comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como: contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social e acentuado fracasso em desenvolver habilidades, com os pares, apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Existe uma falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas, e não há reciprocidade social ou emocional. O comprometimento qualitativo na comunicação é acentuado pelo atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada. Nos casos em que a fala é adequada, existe um acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversação. É comum o uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrásica. Normalmente, existe uma adesão aparente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não-funcionais. Outra característica acentuada é o maneirismo e as estereotipias motoras repetitivas. Essas crianças demonstram uma preocupação persistente com partes de objetos DSM-IV, 1995 . Pode ocorrer um atraso ou funcionamento anormal, com início antes dos 3 anos de idade, nas áreas de interação social, linguagem para fins de comunicação social ou de jogos imaginativos ou simbólicos DSM-IV, 1995 . Os principais diagnósticos diferenciais do autismo são: esquizofrenia de início na infância, retardo mental com sintomas comportamentais, transtorno misto de linguagem receptivo/expressiva, surdez congênita ou transtorno severo da audição, privação psicossocial e psicoses desintegrativas.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (11) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - resume:
A pessoa que apresenta um quadro de Transtorno global do desenvolvimento TGD apresenta alterações no comportamento se afastam do convívio social, torna-se rigorosos, sua comunicação e alterada. Esses transtornos são classificados em Autismo infantil, autismo atípico, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger e Transtorno Desintegrativo da Infância.

Sidnei da Silva Malta - nota (11) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
Transtornos globais do desenvolvimento aparece em crianças geralmente antes dos 5 anos de idade. Não há cura e sim medidas de tratamentos diagnosticados por médicos e especialistas. Os principais sintomas dos TDG são: Variações na atenção , concentração e coordenação motora e suas formas podem se verificar no autismo infantil e atípico, síndrome de Asperge e Rett.

EDLAINE COSTA FERREIRA - nota (12) Nota que EDLAINE COSTA FERREIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
transtorno globais do desenvolvimento é uma dificuldade de interação social e alguns dos sintomas são dificuldade de concentração e interação social, a pessoa pode ter mudanças repentinas de humor e agressividade sem motivação aparente.

Maria Luiza de Jesus Oliveira - nota (14) Nota que Maria Luiza de Jesus Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os transtornos globais do Desenvolvimento se manifesta antes dos cinco anos de idade,podem causar variações na atenção, concentração e até na coordenação motora,mudanças de humor sem causa aparente, e acessos de agressividade em alguns casos não ha cura conhecida para TGD,e é possível fazer um tratamento de acordo com as necessidades da criança.



Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Transtornos Globais do Desenvolvimento é algo que só com seu estudo que vai se conseguir avaliar seus níveis e como tratá-los.

Andressa Miranda Paula da Silva - nota (7.7) Nota que Andressa Miranda Paula da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Me interessei pelo assunto, e durante o estudo me veio a seguinte pergunta: Professores estão habilitados para receber alguma criança com esse quadro em uma escola normal?ou existe uma escola específica para crianças que possuem TGD?

Brenda mafort coutinho - nota (6.3) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O conteúdo do curso é muito bom! Devemos estudar muito e procurar a cada dia melhorar a nossa forma de ensinar e de incluir tanto os deficientes como as criança com algum tgd! O curso foi muito proveitoso!

Natiele Ferreira Silveira Almeida Pedroso - nota (9) Nota que Natiele Ferreira Silveira Almeida Pedroso obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O curso foi muito produtivo, me fez entender um pouco mais a respeito dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, é emocionante! É muito bom, porque podemos passar adiante os nossos conhecimentos.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.3) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom estudar e aprender mais sobre os transtornos globais do desenvolvimento, acredito que tenha sido de extrema importância.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (11) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muitos pais e educadores não compreendem o que é o Transtornos Globais do Desenvolvimento, ainda há muita confusão a respeito desse tema, o curso é ideal tanto para pais como educadores para que possam criar estratégias adequadas para essa criança.

Maria Luiza de Jesus Oliveira - nota (14) Nota que Maria Luiza de Jesus Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É preciso que os pais sempre estejam atentos para sua criança para que se o mesmo possuir algum transtorno,ou darem algum sinal de alguma doença,seja feito um diagnostico precocemente.

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Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou TGD, são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Neste módulo você vai conhecer mais sobre quais são os sintomas e conceitos de cada TGD.