Transtornos Globais do Desenvolvimento


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Como se manifesta o autismo infantil?


Manifesta-se antes dos três anos.
Pode haver fascinação por movimentos ex: objetos giratórios.
A manifestação desse transtorno varia muito, e depende do nível de desenvolvimento e da idade.
Manifesta-se depois dos três anos.


Assinale a s alternativa s correta s :


Transtornos globais do desenvolvimento são distúrbios nas comunicações sociais recíprocas
Crianças com TDH apresentam alterações nas relações sociais e na comunicação.
O TDH se manifesta antes dos 5 anos de idade.
Síndrome de Asperger é a forma mais rigorosa dentro do espectro autista


Sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD, podemos afirmar:


Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças não podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.


Leia as afirmações abaixo sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento e classifique em verdadeiro ou falso.


A síndrome de Asperger ocorre principalmente em meninos.
O Transtorno Desintegrativo da Infância, ou síndrome de Heller, evolui por 4 estágios.
Quanto antes for feito o diagnóstico de autismo, melhor é a resposta ao tratamento.
As crianças diagnosticadas com síndrome de Asperger geralmente têm talentos direcionados para alguma área.


Assinale a s alternativa s correta s :


Asperger é a forma mais branda dos transtornos de espectro autista.
O tratamento consiste em apenas dois meses bebendo suco de laranja.
Asperger acontece apenas em meninas.
A síndrome de Rett acontece mais em meninos.



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Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.3) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Em geral, os transtornos incidem sobre múltiplas áreas do desenvolvimento, aparecem precocemente e provocam disfunção persistente. O DMS-IV 1995 inclui os seguintes transtornos na categoria de transtornos invasivos do desenvolvimento: autismo infantil, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação. No entanto, este trabalho deter-se-á nos mais comuns e de maior importância para a prática clínica. O diagnóstico do autismo infantil, baseado no DSM-IV 1995 , é caracterizado por um comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como: contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social e acentuado fracasso em desenvolver habilidades, com os pares, apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. Existe uma falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas, e não há reciprocidade social ou emocional. O comprometimento qualitativo na comunicação é acentuado pelo atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada. Nos casos em que a fala é adequada, existe um acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversação. É comum o uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrásica. Normalmente, existe uma adesão aparente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não-funcionais. Outra característica acentuada é o maneirismo e as estereotipias motoras repetitivas. Essas crianças demonstram uma preocupação persistente com partes de objetos DSM-IV, 1995 . Pode ocorrer um atraso ou funcionamento anormal, com início antes dos 3 anos de idade, nas áreas de interação social, linguagem para fins de comunicação social ou de jogos imaginativos ou simbólicos DSM-IV, 1995 . Os principais diagnósticos diferenciais do autismo são: esquizofrenia de início na infância, retardo mental com sintomas comportamentais, transtorno misto de linguagem receptivo/expressiva, surdez congênita ou transtorno severo da audição, privação psicossocial e psicoses desintegrativas.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (11) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - resume:
A pessoa que apresenta um quadro de Transtorno global do desenvolvimento TGD apresenta alterações no comportamento se afastam do convívio social, torna-se rigorosos, sua comunicação e alterada. Esses transtornos são classificados em Autismo infantil, autismo atípico, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger e Transtorno Desintegrativo da Infância.

Sidnei da Silva Malta - nota (11) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
Transtornos globais do desenvolvimento aparece em crianças geralmente antes dos 5 anos de idade. Não há cura e sim medidas de tratamentos diagnosticados por médicos e especialistas. Os principais sintomas dos TDG são: Variações na atenção , concentração e coordenação motora e suas formas podem se verificar no autismo infantil e atípico, síndrome de Asperge e Rett.

EDLAINE COSTA FERREIRA - nota (12) Nota que EDLAINE COSTA FERREIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
transtorno globais do desenvolvimento é uma dificuldade de interação social e alguns dos sintomas são dificuldade de concentração e interação social, a pessoa pode ter mudanças repentinas de humor e agressividade sem motivação aparente.

Maria Luiza de Jesus Oliveira - nota (14) Nota que Maria Luiza de Jesus Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os transtornos globais do Desenvolvimento se manifesta antes dos cinco anos de idade,podem causar variações na atenção, concentração e até na coordenação motora,mudanças de humor sem causa aparente, e acessos de agressividade em alguns casos não ha cura conhecida para TGD,e é possível fazer um tratamento de acordo com as necessidades da criança.



Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Transtornos Globais do Desenvolvimento é algo que só com seu estudo que vai se conseguir avaliar seus níveis e como tratá-los.

Andressa Miranda Paula da Silva - nota (7.7) Nota que Andressa Miranda Paula da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Me interessei pelo assunto, e durante o estudo me veio a seguinte pergunta: Professores estão habilitados para receber alguma criança com esse quadro em uma escola normal?ou existe uma escola específica para crianças que possuem TGD?

Brenda mafort coutinho - nota (6.3) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O conteúdo do curso é muito bom! Devemos estudar muito e procurar a cada dia melhorar a nossa forma de ensinar e de incluir tanto os deficientes como as criança com algum tgd! O curso foi muito proveitoso!

Natiele Ferreira Silveira Almeida Pedroso - nota (9) Nota que Natiele Ferreira Silveira Almeida Pedroso obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O curso foi muito produtivo, me fez entender um pouco mais a respeito dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, é emocionante! É muito bom, porque podemos passar adiante os nossos conhecimentos.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.3) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom estudar e aprender mais sobre os transtornos globais do desenvolvimento, acredito que tenha sido de extrema importância.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (11) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muitos pais e educadores não compreendem o que é o Transtornos Globais do Desenvolvimento, ainda há muita confusão a respeito desse tema, o curso é ideal tanto para pais como educadores para que possam criar estratégias adequadas para essa criança.

Maria Luiza de Jesus Oliveira - nota (14) Nota que Maria Luiza de Jesus Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É preciso que os pais sempre estejam atentos para sua criança para que se o mesmo possuir algum transtorno,ou darem algum sinal de alguma doença,seja feito um diagnostico precocemente.

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Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, ou TGD, são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Neste módulo você vai conhecer mais sobre quais são os sintomas e conceitos de cada TGD.