Vida e Obras de Paulo Freire


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [8]






O diálogo é essencial para o aprendizado?


Deve ser entendido como a definição das palavras geradoras a serem utilizadas no processo de alfabetização, sendo que antes do início das atividades em sala, o trabalho do educador já deve ser desenvolvido com a escolha das expressões geradoras.
É necessário repensar o modelo de formação docente existente que vincula a teoria e a prática,pois dessa forma está muito facilitado para o aluno.
A educação exige alegria, pesquisa, convicção e esperança que a mudança é possível e que a educação é uma forma de se interferir na sociedade para uma melhora gradativa.
Entre educador e educando não existe mais a velha relação de verticalidade, onde um é o sujeito e outro o objeto. Atualmente, a pedagogia é dialógica, pois ambos os sujeitos são aprendizes.


Para Freire, o que o ensino deve proporcionar aos alunos?


Deve ser realizado um ensino crítico onde estimule o aluno a compreender de forma crítica e realizar a leitura das palavras e do conteúdo.
Qualquer pessoa estuda algum assunto e assume ser um sujeito de curiosidade que busca conhecer e compreender o que está disposto no texto.
O educador não deve preparar o aluno para a criação e produção de conhecimentos.
A educação sendo diretiva e política não deve respeitar os educandos, impossibilitando o desenvolvimento da linguagem, voltando-se em cima da realidade de cada aluno e juntamente com as antecipações do mundo novo.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Vida e Obras de Paulo Freire e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:26:33 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



JOCIVANE DA SILVA SOUSA - resume:
Paulo Freire nasceu em Recife e foi alfabetizado pela mãe,ele aprendeu a ler com gravetos,ele era de família humilde.Formando-se assim em advogado.

Débora dos santos lino - nota (7.5) Nota que Débora dos santos lino obteve na avaliação do estudo. - resume:
A ideia de Paulo Freire , transmite hoje que a educação muda o mudo , que a educação precisa ser repassada com alegria e esperança , não transmitida como algo obrigatório e forçado , o aluno deve aprender o ensino critico de uma maneira que faça ele se interessar por aquilo que ele estar estudando .

Júlio César da Silva Dantas Júlio César - nota (5) Nota que Júlio César da Silva Dantas Júlio César obteve na avaliação do estudo. - resume:
Paulo Freire foi um importante educador, ele foi secretário da educação de SP e se aproveitou da posição de destaque para promover a alfabetização de centenas de brasileiro a partir do método Laubach, utilizando palavras geradoras.

Maria Josè da Silva Apolinário - nota (7.5) Nota que Maria Josè da Silva Apolinário obteve na avaliação do estudo. - resume:
Paulo Freire foi um educador que buscou em seu método de educação, alfabetizar o maior número de pessoas utilizando as palavras geradoras destas pessoas, palavras que essa gente era acostumada a ouvir no seu dia a dia, e excluindo as palavras bancárias, as quais Freire achava um método ultrapassado.

Veranice nunes Leonidio - nota (7.5) Nota que Veranice nunes Leonidio obteve na avaliação do estudo. - resume:
A vida de Paulo Freie não foi fácil , mas isso não impediu o mesmo de buscar conhecimento e passar adiante , o incrível e ele ter aprendido a ler e escrever no quintal da sua casa , o que mais me motiva e a questão de educação dialógica , sabemos que quando há o dialogo tudo se resolve , isso e bem aplicado no Projeto Político Pedagógico.



JOCIVANE DA SILVA SOUSA - resume:
Paulo Freire é de extrema importância na área pedagógica,pois para ele a educação exige muito mais do que livros ou cartilhas,a educação deve ser desenvolvida com alegria.

Diego souza silva - nota (10) Nota que Diego souza silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Paulo Freire foi um grande pioneiro da Educação Brasileira. Seu método de ensinar mostra como é importante usar palavras geradoras facilitando o educando a aprender. Foi um educador que lutou para alfabetizar as pessoas, foi exilado, teve que ir para outro país, mas conseguiu alfabetizar as pessoas mostrando que educar é um ato de amor!

Patrícia de Oliveira Santos - nota (10) Nota que Patrícia de Oliveira Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Paulo Freire foi o pioneiro da Educação Brasileira, foi exilado, mas alfabetizou cortadores de cana trabalhando com as palavras geradoras.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Neste módulo é apresentado um resumo da vida de Paulo Freire, as lições que deixou em relação a educação, principalmente a priorização do libertarismo ao invés do autoritarismo.