Filosofia: A Vida de Jean-Paul Sartre


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [2]
Conheça a história e o pensamento de um dos maiores filósofos e intelectuais da humanidade, Jean-Paul Sartre.






Jean-Paul Sartre diz que teve uma base idealista. O que ele quis dizer com isto?


Eles diz respeito à experiência de pensar por meio de imagens e não por meio de palavras como comumente era o processo de pensamento das crianças em meados da década de 1900.
Ele quis dizer que durante seus estudos universitários em Paris teve bastante influência de intelectuais alemães como Karl Marx.
Ele se refere ao período de sua infância, o qual a presença dos livros foi bastante forte. Ele dizia que o mundo dele era como o de Platão, no qual a ideia era mais real que a coisa, era anterior à coisa e se dava como uma coisa.
Ele diz respeito ao fato de que na faculdade sempre foi estimulado a pensar da ideia para o fato e não a partir do fato para se chegar a uma ideia.


Quando Jean-Paul Sartre se curou de sua neurose do idealismo, que ele chama de "neurose literária"?


Em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, quando ele percebeu que o valor da vida ia além das ideias.
Em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando ele percebeu que o valor da vida ia muito além das ideias.
Em 1953, quando ele percebeu que a visão de que a vida de um escritor deveria ser compreendida a partir de suas obras era, na verdade, uma visão burguesa. Nesta época, ele percebeu que havia outras coisas a se considerar na vida além da escrita.
Em 1933, quando ele percebeu que a visão de que a vida de um escritor deveria ser compreendida a partir de suas obras era, na verdade, uma visão burguesa. Nesta época, ele percebeu que havia outras coisas a se considerar na vida além da escrita.


Como foram os primeiros passos de Jean-Paul Sartre no mundo intelectual?


Sarte viveu sua infância, entre os 3 e os 11 anos, com os seus tios. Um de seus tios, especialmente, o obrigava a ler. Sartre também lia porque queria se livrar do tédio, que mais tarde chamou de "existência". Ele também se sentia pressionado a escrever pelos seus tios. Ele diz que um de seus tios o empurrou para a literatura, quando ele queria se desviar dela, o que o fez odiar a infância.
Sartre se engajou no mundo intelectual após a instalação das primeiras indústrias em Paris, momento em que passou a trabalhar em um sindicato até tornar-se presidente dele. Para defender os trabalhadores, leu a obra de Karl Marx, o que o tornou um dos maiores militantes da causa operária após a Primeira Guerra Mundial, na França.
Sartre entrou no mundo intelectual após a Primeira Guerra Mundial, pois queria mostrar ao mundo as mazelas da guerra por meio da arte.
Sarte viveu sua infância, entre os 3 e os 11 anos, com os seus avós. Seu avô, especialmente, o obrigava a ler. Sartre também lia porque queria se livrar do tédio, que mais tarde chamou de "existência". Ele também se sentia pressionado a escrever por seu avô. Ele diz que o avô o empurrou para a literatura, quando ele queria se desviar dela, o que o fez odiar a infância.


Durante a Segunda Guerra Mundial, Jean-Paul Sartre e outros intelectuais criaram um grupo de resistência. O que aconteceu depois da criação deste grupo?


A partir deste grupo nasceu um verdadeiro movimento popular de resistência dos franceses contra os nazistas.
A partir deste grupo, que tinha como bordão a frase "a existência precede a essência", os franceses se uniram para traçar o seu próprio destino na história, sem mais esperar que uma ajuda lhes caísse dos céus. Logo, a influência do grupo se espalhou por toda a Europa, até mesmo entre os alemães, minando o impulso à guerra e diminuindo a agressividade dos ditadores, que logo acabariam se rendendo aos aliados.
Sartre imaginava que deste grupo de resistência aos nazistas nasceria um verdadeiro movimento popular de resistência, o que de fato não aconteceu.
Sartre imaginava que deste grupo de resistência aos nazistas nasceria um verdadeiro movimento popular de resistência dos franceses. No entanto, não foram os franceses que criaram este movimento, mas os norte-americanos.


Quando foi pensado pela primeira vez e quando foi publicado o livro "As palavras" de Jean-Paul Sartre?


A essência de "As palavras" foi escrita em 1953 e o livro foi publicado em 1963.
A essência de "As palavras" foi escrita em 1933 e o livro foi publicado em 1943.
A essência de "As palavras" foi escrita em 1919 e o livro foi publicado em 1939.
A essência de "As palavras" foi escrita em 1943 e o livro foi publicado em 1953.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Filosofia: A Vida de Jean-Paul Sartre e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 14:17:13 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.141.60




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (6) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - resume:
A partir do que foi estudado, compreendeu-se que Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, seu pai era oficial da marinha francesa, sua mãe, Anne-Marie Sartre. Jean-Baptiste tinha uma doença crônica adquirida em uma missão na Cochinchina. Após o nascimento de Jean-Paul, ele sofreu uma recaída e retirou-se com a família para Thiviers.



Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (6) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Foi muito produtivo este curso. Conhecer a vida de Sartre foi de grande importância.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....