Vitimologia e a Ciência Penal


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [5]






Quais são os fatores que contribuem para a vitimologia?


Aumentam a compreensão entre a vítima e a justiça, onde a denúncia por parte da vítima é fundamental na abertura de um processo.
São circunstâncias que demonstram o papel do acusado, e que o mesmo impõe resistência, deixando de contribuir para o sucesso do crime.
A análise da vítima é muito importante para a prevenção do crime, sendo realizada a reorientação dos sujeitos que sofreram a consequência, advertindo também os órgãos do estado, para que adotem medidas que evitem ou eliminem a consumação destes delitos.
A influência da vítima na consumação do crime, em virtude de estar usando de meios intimatórios.


No art. 59 do CP, estão descritas...


A classificação das vítimas segundo Mendhelson.
Explicações sobre o estudo da vitimologia.
As circunstâncias judiciais, que são critérios a serem analisados para a aplicação correta da pena ao agressor, dentre estes critérios estando o "comportamento da vítima".
Os direitos fundamentais e a garantia de uma convivência digna, buscando-se proteger os interesses da vítima.


Como podemos usar o comportamento da vítima no direito penal?


Levando a culpa igual ao infrator, situação que os mesmos podem ser o criminoso ou a vítima do delito, e um bom exemplo é a uma fuga da polícia, pois a própria vítima facilita a consumação do crime.
O objetivo da vitimologia é ter base para não socializar o apenado pois este não possui nenhuma garantia fundamental.
As vítimas recebem totalmente seus direitos em relação aos delinquentes, lembrando que o Ministério Público, a Polícia e o Poder Judiciário tomam as atitudes para sanar e manter por grande período o condenado na prisão.
Devemos estudar o comportamento da vítima em virtude de muitas vezes o próprio sujeito do delito contribuiu para a consumação do crime, não sendo total a culpa do autor.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Vitimologia e a Ciência Penal e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 14:17:25 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.141.60




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (7.5) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - resume:
A vitimologia e de grande importância por trazer para o palco do processo penal a vítima, pondo em analise suas atitudes e ações durante o crime para poder penalizar o autor proporcionalmente aos atos praticados e a sua intenção. A vitimologia trás consigo um estudo sobre os aspectos da vítima, sobre as suas características, seu posicionamento diante do crime e diante do devido processo legal do direito penal.

Thaisa Andreza Meyer de Freitas - nota (7.5) Nota que Thaisa Andreza Meyer de Freitas obteve na avaliação do estudo. - resume:
Vitimologia é um ramo da criminologia que estuda o comportamento da vítima de um crime, analisando a personalidade, estatuto psicossocial e os efeitos que foram provocados. A vitimologia analisa também o porque a vítima pode se tornar alvo de acidentes de trânsito, abuso de poder, desastre natural, entre outros.



Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (7.5) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sobre esse tema interessante aos estudiosos do ramo penal, pois aos estudamos o direito penal vemos que o legislador discorre de forma quase exclusiva sobre as condutas praticadas pelo autor, das intenções do autor é das formas de execução,preparação todas essas com analise sobre o autor ou coautor ou partícipe. Dessa forma vemos que os atos analisados da vítima parecem exceções, então podemos perceber a importância desse estudo para salientar a justiça e o direito penal.

Thaisa Andreza Meyer de Freitas - nota (7.5) Nota que Thaisa Andreza Meyer de Freitas obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sou aluna de Direito e no plano de ensino não constam matérias sobre vitimologia. O vídeo foi de suma importância para agregar meus conhecimentos sobre o assunto e compreender o caráter da vitima violentada ou traumatizada por algum crime e os procedimentos para fazer com que ela volte a viver em sociedade.

Mardjele da Silva de Barcellos - nota (7.5) Nota que Mardjele da Silva de Barcellos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
No estudo da vitimologia aprendemos que este assunto e a abordagem do delito são tão importantes quanto o estudo do criminoso, haja vista que muitas vezes a vítima pode ter influência na perpetração do crime, isto é, pode ter contribuído para a conduta criminosa, e em vários graus. Outrossim, a vitimologia é importante para fazer o Estado compreender quais são e porque os principais crimes que afetam as pessoa, e traçar uma política para preveni-los e melhor reprimi-los.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

É tratado nesse modulo o estudo da vitimologia e a sua importância nos casos penais, juntamente com alguns tópicos relevantes em relação ao tema.